terça-feira, 3 de abril de 2012

Dicas na Nova Zelândia!

• Pronunciar algumas palavras em Maori irá atrair simpatia em qualquer região da Nova Zelândia
Kia ora: Olá (informal e direcionado para uma única pessoa)
Kia ora tatou: Olá (informal, para cumprimentar várias pessoas de uma só vez)
Tena koe: Saudação formal, direcionada a uma só pessoa
Tena koutou: Saudação formal, direcionada a várias pessoas em um mesmo ambiente
Haere mai: Bem-vindo
Kei te pehea koe?: Como vai?
Kei te pai: Bem
Tino pai: Muito bem
Haere ra: Adeus
Hei konei ra: Até logo

• All Blacks
Esqueça o futebol. O esporte oficial da Nova Zelândia é o rugby e os representantes nacionais são os All Blacks. É no rugby e em toda a tradição que o cerca que percebemos a diversidade cultural existente na Nova Zelândia. Líder em um esporte de origem européia, o All Blacks oficialmente inicia todas as partidas executando a Haka, demonstrando à equipe adversária, o grau determinação e comprometimento com que pretende enfrentá-la.


• Sol, praia e surf
Não basta oferecer 15 mil quilômetros de costa, com algumas das praias mais bonitas do mundo. Elas precisam estar sempre por perto. Na Nova Zelândia, você nunca estará a mais de 120km do mar.


• Feriados
New years day: 1º de janeiro
Day after new years day: 2 de janeiro
Waitangi day (comemoração da assinatura do tratado de Waitangi, em 1840, documento que deu origem ao país): 6 de fevereiro
Good friday: variável
Easter Sunday: variável
ANZAC Day (homenagem aos soldados Australianos e Neozelandeses que lutaram na batalha de Gallipoli, na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial): 25 de abril
Queen's Bithday: primeira segunda-feira de junho
Labour Day: quarta segunda-feira de outubro
Christmas day: 25 de dezembro
Boxing day: 26 de dezembro

• Fuso horário
A Nova Zelândia é um dos primeiros locais no mundo a ver o novo dia, o país está 12 horas a frente da hora GMT (GMT +12).

• Moeda
A moeda do país é o dólar neozelandês (NZ$). Existem moedas de 10, 20 e 50 centavos, de 1 e 2 dólares. As notas existes dos valores de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares.


• Bancos
Os bancos abrem das 09h30 às 16h30, de segunda à sexta.
Caixas-automáticos estão disponíveis nas agências bancárias, nas ruas com maior concentração de comércio e em shopping centers.

• Compras
As lojas estão abertas das 9h às 17h, na maioria dos casos, durante os sete dias da semanas. Os supermercados geralmente estarão abertos até mais tarde, mas os horários vão variar de acordo com a cidade e região do país.

• Eletricidade
A voltagem na Nova Zelândia é de 230/240 volts. Para equipamentos que operam em 110 volts, é preciso usar um adaptador ou verificar se funcional no sistema multivoltagem.

• Telefonia
Antes de viajar, cheque com sua operadora se o serviço de roaming está disponível na Nova Zelândia. Você também terá as opções de alugar um telefone ou adquirir um SIM Card com uma operadora local.

• Dirigir
A Nova Zelândia possui estradas e ruas muito bem conservadas e o mais importante para manter em mente caso você planeje dirigir no país, é que os neozelandeses dirigem na mão inglesa, ou seja, a circulação é pela esquerda.
Estudantes e turistas portadores de uma licença no seu país de origem podem dirigir até 12 meses da Nova Zelândia, mas além de portar a licença, é necessário ter também uma tradução legal do documento. Outra opção é solicitar uma licença internacional antes de deixar o seu país de origem. Para maiores informações sobre como dirigir na Nova Zelândia consulte: www.landtransport.govt.nz


• Preste atenção na bagagem
Os estudantes devem declarar na alfândega equipamentos esportivos ou de acampamento (e manter esses acessórops muito bem higienizados). Existem restrições com relação ao ingresso no país com alimentos, plantas e produtos derivados de animais. Para evitar surpresas desagradáveis, a melhor opção é checar o website do New Zealand Customs Services: www.customs.govt.nz



Faça contato conosco e agende a sua viagem!
contato@conexaonovazelandia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário